Quem nunca deu uns passinhos, ainda que tímidos, ao som de algum ritmo latino? Há alguma magia naquela combinação de metais, percussão e cordas que impede que qualquer pessoa fique parada. Cada nota te convida a não resistir àquele ritmo cheio de sensualidade e paixão.
Os cubanos são especialmente bons nessa área. Buena Vista Social Club (1996) foi um projeto muito bem sucedido que pode representar a riqueza dos artistas cubanos, entre eles Ibrahim Ferrer (cantor), Compay segundo (cantor e tresero), Rubén González (pianista), Eliades Ochoa (violonista), Omara Portuondo (cantora), Manuel “Guajiro” Mirabal (trompetista), entre outros.
O nome do projeto surgiu a partir da casa de shows onde diversos artistas cubanos se apresentavam até o fim da década de 40. Um documentário homônimo foi lançado em 1999 retratando a vida dos músicos. O filme foi indicado ao Oscar e ganhou vários prêmios, entre eles o de melhor documentário.
É possível que algumas pessoas tenham conhecido o BVSC somente a partir do álbum Rhythms Del Mundo (2006) que contou com a participação do U2, Jack Johnson, Coldplay, Sting, Arctic Monkeys, Kaiser Chiefs, Franz Ferdinand, entre outros.
Vale conferir a arte das estrelas de Cuba fazendo um som mais tradicional ou misturado à modernidade de outras bandas. De qualquer maneira, a diversão é garantida!
Divirtam se!
e Feliz 2012.
Divirtam se!
e Feliz 2012.
Post: Leonardo Maciel